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Melhores Exercícios Depois Cesariana

Uma cesariana é considerada uma cirurgia de grande porte e a recuperação é muito mais demorada do que num parto normal.

Mas quando nos olhamos no espelho depois do bebé nascer e especialmente quando ganhamos kilos a mais, a vontade de voltar ao corpo e recuperar a beleza que tinhamos antes é muita.

Infelizmente não podemos fazer muito esforço nos primeiros tempos depois duma cesariana, mas isso não quer dizer que temos que viver entre o sofá, a cama, e o berço do bebé.

Se tudo estiver bem com sua saúde, existem algumas exercício que podem ser feitos logo depois da luz verde do médico.

E aqui estão os 5 melhores:

1. Caminhada

Andar é considerado um exercício de baixo impacto e faz maravilhas não só ao corpo mas ao seu humor também!

Se estiver bom tempo, aproveite e saia com o bebé no carrinho e vá dar um passeio pela praia ou pelo parque.


Uma caminhada de 30 minutos pode de início ser o suficiente para ativar os músculos e fazê-la sentir que está a recuperar!

À medida que for recuperando pode começar a caminhar a um passo mais rápido ou mesmo começar a praticar jogging.

2. Natação

Nadar é outro exercício de baixo impacto que tem o benefício de trabalhar o corpo todo.


Não se esforçe muito pois alguns movimentos na natação podem ser demasiado para os músculos abdominais nesta fase.

O objetivo é mais de relaxar e ao mesmo tempo movimentar o corpo por completo.

3. Yoga ou Pilates

Existem variados tipos yoga e pilates, e dentro deles existe um tipos específicos para recuperação pós-parto com variadas posturas que são as mais indicadas.



Procure uma academia ou centro que ofereça estas aulas específicas para pós-parto.

4. Bicicleta

Seja ao ar livre ou na academia, pedalar na bicicleta é uma excelente forma de recuperar o corpo depois duma cesariana.


Mais uma vez, deverá ser feito de forma leve e escutando sempre o seu corpo.

5. Musculação

A musculação depois duma cesariana deverá obviamente ser feita com pesos leves e sem forçar a zona abdominal.

Se possível procure a ajuda dum personal trainer especialista em pas-parto pois saberá aconselhá-la sobre quais os melhores aparelhos de musculação e os melhores exercícios com pesos.


Musculação é dos melhores exercícios para recuperar rapidamente a forma depois duma gravidez, mas depois duma cesariana, pegue leve.

Mesmo leve, de início é o suficiente para trabalhar o corpo e para tornar o corpo mais forte. E o seu corpo precisa, principalmente braços e costas para segurar no seu bebé.




Os 10 Melhores Truques de Beleza no Pós-Parto

Depois do parto e nos primeiros meses com o bebé é díficil termos tempo para cuidar de nós mesmas.

Mas é importante fazê-lo, nem que seja apenas alguns minutos por dia. Porque nos faz sentir bem e nos faz sentir conetadas a nós mesmas numa altura em que estamos mais sensíveis.

Aqui ficam 10 truques de beleza no pós-parto: 

1. Exfoliação no duche

Aproveite enquanto o bebé está dormindo e tome um duche mais demorado.

Faça uma boa exfoliação da pele utilizando uma escova exfoliante própria, ou bom um gel exfoliante (ou ambos). Insista na zona da barriga e pernas.


No final do duche, alterne várias vezes entre água bem quente e bem fria, terminando com água fria. Isto dá um efeito metabólico o que estimula as células e ajuda a combater a celulite.

2. Aplique um gel anti-celulite

Caso não esteja a amamentar, aproveite o efeito quente/frio da dica em cima e coloque depois do duche um bom gel anti-celulitico, de preferência que contenha cafeína.


Caso esteja a amamentar, coloque um bom creme hidratante ou óleo de amendoas doces, que seja inofensivo para o leite materno e o bebé.

Em qualquer dos casos, faça uma massagem por alguns minutos. Esta mini sessão de spa vai fazê-la sentir-se mimada!


3. Vá caminhar com o bebé no canguru

Uma caminhada ao ar livre faz maravilhas para si e para o bebé!

Se viver perto da praia ou da natureza, aproveite ainda mais! Saia para uma caminhada de 20 ou 30 minutos, é o suficiente para ter o efeito "musculação".



O peso do bebé no canguru obrigada a um esforço adicional, ou seja, acaba a exercitar pernas, costas e braços!

4. Drenagem linfática

Caso não esteja a amamentar, aproveite e faça uma sessão de drenagem linfática profunda.


Vai ajudar a eliminar liquidos retidos, a desinchar e a se ver livre da celulite ajudando a conseguir uma pele mais lisa e firme.

Além da massagem que é super relaxante!


5. Banho de espuma

Quando o bebé for dormir (ou estiver com o papai ou a vovó), aproveite para tomar um banho de espuma mais demorado, você merece!



Adicione gotas de óleo essencial : lavanda, alecrim, gerânio e cipreste aliviam o cansaço e o inchaço. Coloque também sal grosso do mar ou sal Epsom, para uma relaxada ainda maior e descanse durante uns 20 minutos.

6. Máscara facial

Compre uma máscara facial pronta a aplicar, e coloque em menos de 2 minutos.



Deixe fazer efeito enquanto brinca ou amamenta o bebé e retire rapidamente com água em outros 2 minutos. Uma pele fantástica em pouco tempo!

7. Manicure e pedicure com uma amiga

Sem tempo para ir no salão?

Chame uma amiga e façam uma sessão de manicure e pedicure caseira. Tem um efeito 2 em 1: você fica com umas unhas lindas e ainda relaxa em boa companhia!


Dica: Existem profissionais de beleza que também fazem visitas a casa para manicures, pedicures ou tratementos ao cabelo.

8. Durma com o bebé

Este tem de ser um dos melhores conselhos que ouvimos quando somos recém-mães.

Em vez de se preocupar com a lida da casa, refeições ou outras coisas quando o bebé dorme, aproveite e durma também durante o dia.


Além de ser supeeeeeeer gostoso dormir junto do bebezinho, faz maravilhas à sua pele e ao seu humor. Uma sesta de apenas 20 minutos é o suficiente para se sentir com as energias renovadas (principalmente quando passa noites sem dormir bem).

9. Escalda-pés

Quando não tiver tempo para um banho demorado, utilize um escalda-pés.


Deite umas gotas do seu óleo preferido e sal grosso do mar e mergulhe os seus pés. Pode fazê-lo enquanto se senta no sofá a adormecer o bebé.

10. Ouça o seu corpo

Esta dica é fundamental.

As suas prioridades mudam quando tem um bebé nos braços, mas você continua a ser importante e para cuidar bem do bebé precisa também de cuidar de si e de estar bem física e mentalmente.


Portanto, oiça o seu próprio corpo. Não queira ser uma super-mulher porque vai-se esgotar sem necessidade. Peça ajuda se necessitar, descanse se precisar ou tire tempo só para si.

Você merece!





5 Dicas para Voltar à Forma Depois do Parto


É perfeitamente normal aumentar de peso na gravidez e não reconhecermos o nosso próprio corpo depois do parto. 

São muitas mudanças hormonais e físicas e pensamos para nós mesmas se alguma vez iremos recuperar o corpo que tinhamos antes de engravidar!

A boa notícia é que sim é possível e até é possível ficar mais em forma que antes de engravidar!

 Aqui ficam 5 dicas para voltar à forma depois do parto:

  1. Coma bem

Não é aconselhável dietas restritivas no pós-parto, por varias razões.

Primeiro, se está a amamentar restringir calorias poderá afetar a produção de leite. Segundo, o seu corpo está a recuperar duma gravidez de 9 meses e dum parto.

Tenha sido cesariana ou parto normal, é necessário tempo para o corpo recuperar e uma das melhores formas para o fazer é alimentar-se devidamente.

Isto significa comer alimentos saudáveis, muita fruta e verduras, e beber muita água.

Se necessário, procure a ajuda dum nutritionista que saberá aconselhar o que comer e as quantidades corretas.


2. Amamente

Amamente, se for possível, é ótimo para o bebé mas também para ajudar a emagrecer.

Produzir 750ml de leite por dia significa que o seu corpo está a trabalhar a 1000 à hora e um gasto energético enorme. Se comer bem - e não em excesso, pois amamentar também dá muita fome - é fácil emagrecer enquanto se amamenta.

3. Faça exercício

O exercício no pós-parto deverá ser sempre apenas depois da luz verde do médico e consoante a situação particular de cada mamã.

Mamãs que já praticavam atividades físicas antes e durante o parto é mais fácil regressar ao exercício depois do parto, mas mesmo assim procure ouvir o seu corpo.

O truque é sentir-se bem depois do exercício. Sentir que se exercitou mas não está completamente exausta. Exercício em demasia no pós-parto pode afetar a produção de leite.

Se possível, exercite-se com um personal trainer especialista em pós-parto, ou em aulas de grupo com outras mamãs, específicas para recuperação pós-parto.

4. Passeie com o bebé!

Sabia que os bebés já podem frequentar piscinas desde o 1º mês? E que adoram ar livre?

Aproveite se estiver bom tempo e saia para passear com o seu bebé. Faça caminhadas ou arranje um carrinho próprio e vá fazer jogging enquanto empurra o carrinho!

Ou então inscreva o seu bebé em aulas de natação próprias para bebés e divirta-se dentro de água com o seu bebé!

Não só se exercita, mas aproveita para sair de casa o que só lhe vai fazer bem a si e ao bebé.

5. Cuide de si e tenha paciência

A vontade de voltar a fazer muito exercício e dietas no pós-parto e voltar rapidamente ao peso ideal é muito grande, mas tal como demorámos 9 meses à espera do nosso bebé, também o corpo precisa de tempo para recuperar.

Algo fundamental nesta fase é gostar e cuidar muito bem de si mesma. Goste do seu corpo como ele é agora, afinal foi ele que lhe permitiu ter o seu bebezinho e que passou por tanto.

Quando somos recém mamãs é díficil ter tempo para cuidar de nós mesmas, mas é imprescíndivel à sua saúde mental e física.

Deixe o bebé com o papá, a vovó e aproveite o intervalo das mamadas e tire tempo só para si.

Uma ida ao cabeleireiro, ao spa fazer uma manicure, ao cinema, ao ginásio, ou simplesmente ir tomar café com uma amiga são formas de cuidar de si que a vão ajudar a manter um espírito optimista.

Caso não esteja a amamentar e tenha luz verde do médico, aproveite e puxe um bocado mais no exercício.

E tenha paciência, como foi referido, o corpo precisa de tempo para recuperar.