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15 Formas de se Sentir Atraente Depois do Parto (Infográfico)

Grande parte das vezes é difícil sentirmo-nos atraentes depois do parto, pois são muitas as mudanças físicas e psicológicas pelas quais passamos.

Mas, gradualmente o nosso corpo volta à sua forma e começamo-nos a sentir diferentes.

Aqui ficam algumas formas de ajudar a que se sinta atraente depois do parto:




Os 5 Alimentos Saudáveis Que Ajudam a Perder Peso

Uma alimentação saudável e cuidada é tão ou mais importante para perder e manter peso que fazer exercício.

A expressão "somos aquilo que comemos" é bem verdade e, muitas vezes uma das razões pelas quais é díficil perder o peso que ganhamos durante uma gravidez, é porque não comemos os alimentos corretos.

Existem determinados alimentos que não só estimulam o metabolismo, mas também ajudam a combater os chamados "cravings", aquelas vontades loucas de comer doces e outros alimentos menos adequados, pois estabilizam os níveis de açucar no sangue.

Assim, estes são os 5 alimentos que deve consumir diariamente. Apenas uma nota: caso esteja a amamentar, verifique com o seu médico primeiro sobre a ingestão dos mesmos.

1. Chá Verde


O sabor do chá verde pode demorar um pouco a acostumar, principalmente quando se deve beber mais de 1x por dia para ajudar a estimular o metabolismo.

O chá verde ajuda a queimar gordura corporal extra (que afinal é que o que queremos perder) porque o seu composto ativo estimula as hormonas corretas que estimulam o metabolismo.

Existe uma interação sinergética entre a cafeína no chá verde e o EGCG que é um tipo de catequina, que estimula o corpo a utilizar calorias como energia.

Se não gosta do sabor do chá verde puro, experimente com limão ou menta, simplesmente delicioso!


2. Canela

A canela tem um efeito regulador dos níveis de açucar no sangue e ao mesmo tempo aumenta os níveis de insulina no corpo. Por isso, ao consumir canela, o seu corpo utiliza melhor as reservas de hidratos de carbono de forma a que não se transformem em gordura.

Estudos demonstram que a gordura abdominal é mais sensível aos efeitos da canela que a gordura noutras partes do corpo, daí que seja extremamente indicada para perder a gordurinha da barriga no pós-parto!

Pode consumir canela das mais variadas formas: no café, no leite, no chá, com cereais, etc.



3. Especiarias

Não existe apenas uma, mas várias especiarias que ajudam a perder peso. Aqui fica uma lista:

  • Ginseng: aumenta os níveis de energia e estimula o metabolismo
  • Pimenta Caiena: faz diminuir o número de calorias que são guardadas, diminui o tamanho do tecido gorduroro e diminui a quantidade de gordura no sangue
  • Pimenta preta: bloqueia a formação de novas células de gordura e faz queimar calorias
  • Mostarda: Estimula o ritmo metabólico em mais de 25%
  • Açafrão: reduz a formação de tecido adiposo
  • Gengibre: tem propriedades termogénicas que estimulam o metabolismo e ajudam o corpo a queimar gordura

4. Frutos Secos


Os frutos secos são uma das melhroes fontes de gordura saudável! E gordura saudável é aquela que a ajuda a perder peso. 

São ricos em proteína e fibra e ajudam a estabilizar o açucar no sangue e fazem-nos sentir "cheios", controlando assim o apetite e reduzindo a vontade de comer alimentos ricos em açucar ou gorduras nada saudáveis.

Entre os melhores para a perda de peso estão as amêndoas, nozes e a castanha do brasil.


5. Grãos inteiros


Quinoa, arroz integral, cereais inteiros, todos previnem o corpo de armazenar gordura. 

Isso acontece porque o corpo queima duas vezes mais calorias ao digerir alimentos inteiros do que alimentos processados.

Além de que os grãos inteiros fazem-nos sentir cheios mais tempo porque têm muita fibra.





5 Dicas Para Uma Barriga Fantástica no Pós-Parto

O corpo todo modifica-se depois duma gravidez, mas a barriga é sem dúvida a que mais se altera.

É perfeitamente normal entrar na maternidade com 9 meses e sair de lá com o bebé nos braços mas ainda parecer grávida de 6.

O útero demora a voltar ao tamanho normal e o corpo demora a recuperar. Há quem diga que demora pelo menos outros 9 meses.

Mas sim é perfeitamente psosível voltar a ter uma barriga lisinha e firme depois duma gravidez, com alguns cuidados sem necessariamente ter de usar uma cinta pós parto.

Claro que fazer exercício e ter cuidado com a alimentação antes e durante a gravidez ajuda na recuperação mais rápida e eficiente da barriga, mas mesmo que não tenha sido esse o caso, nem tudo está perdido.



Veja em seguida as 5 dicas que damos para uma barriga fantástica no pós-parto:



1. Cuidado com a alimentação

Mais importante ainda do que fazer exercício, é aquilo que comemos.

Se quer recuperar a barriga, terá de ter bastante cuidado com o que come na fase pós-parto.

Atenção que não estamos a aconselhar fazer dieta para emagrecer mas sim comer de forma saudável. Aliás, quando se come de forma saudável e se tem uma vida ativa, nem necessita de dietas para emagrecer, pois o corpo irá naturalmente chegar ao peso normal.

Ingira mais alimentos tais como: frutos secos, iogurtes, fruta, pratos com legumes, chá verde, saladas e sopas. Tudo alimentos naturais e saudáveis.

E sim, deverá evitar doces e alimentos com muita gordura, e consumir pouca massa e arroz. O objetivo é diminuir as células de gordura na barriga.

Uma forma também de estimular o metabolismo nesta fase é comer mais refeições diárias mas menos quantidade de cada vez.


2. Movimente-se

Nem sempre é possível fazer logo exercício depois do parto (principalmente depois duma cesariana), e nem é possível fazer abdominais, mas isso não quer dizer que não possa ser ativa.

Uma simples caminhada diária pode ser o suficiente para queimar calorias e fazer os músculos abdominais trabalharem. E ainda um excelente motivo para passear com o seu bebé!

Assim que tenha sinal verde do médico e se sinta bem, poderá então investir em musculação e cardio.

Aconselhamos vivamente a musculação pois ao ganhar músculo vai queimar mais calorias mesmo em repouso e vai ficar com a barriga firme mais depressa.


3. Invista num bom creme

Cremes sozinhos não fazem milagres para perder barriga, mas são uma excelente ajuda adicional a uma alimentação saudável e exercício.

Invista num bom creme adelgaçante próprio para dar firmeza à região da barriga e coloque depois do banho fazendo massagens circulares.


4. Drenagem linfática

Fazer drenagem linfática na região da barriga é uma excelente forma de ajudar a diminuir o inchaço e a retenção de liquidos nesta zona.

Vai também ajudar a aumentar os bons efeitos do exercício físico pois o corpo irá eliminar toxinas e gordura extra mais facilmente.


5. Relaxe

Sabia que o stress é um dos principais ajudantes na acumulação de gordura no corpo?

Quando estamos stressadas entramos no "estado de sobrevivência" e o corpo tende a reter tudo, incluindo gordura.

E é muito fácil ficar stressada num pós-parto pois a vida muda radicalmente com um bebé nos braços e há mil e uma coisas para fazer.

Mas, se possível diariamente, tire tempo para si mesma. Para tomar um banho de sais, ler o seu livro preferido, fazer uma sessão de meditação, etc.

Ao baixar os seus níveis de stress vai sair desse "estado de sobrevivência" e ajudar o corpo a eliminar os excessos.

As 4 Principais Razões Porque Pode Usar Cinta Pós-Parto

Usar ou não usar cinta pós-parto (também chamada de cinta modeladora), é uma das grandes questões de qualquer grávida.

E as respostas são inúmeras e todas diferentes. Há quem defenda a utilização com unhas e dentes, há quem diga que não é necessário e que até pode atrasar a recuperação, há quem diga que só se deve usar se teve parto por cesariana, etc.

Ou seja, é muto fácil ficar extremamente confusa e não fazer idéia do que fazer.

Para a ajudar a decidir, em 1º lugar é importante falar com o seu médico e saber a sua opinião.

Mas para a ajudar ainda mais, dizemos-lhe neste artigo as 5 principais razões porque pode usar cinta pós-parto. E dizemos "pode" e não "deve", pois acreditamos que não é obrigatório o uso e cada mulher é diferente.

Portanto, leia estas razões e esperamos que este artigo ajude a que possa tomar a sua decisão.


1. Ajuda a reorganizar os orgãos internos

Mutios médicos recomendam o uso da cinta pós-parto pois ajuda a reorganizar os orgãos da mulher, principalmente depois duma cesariana.

Ajuda também a diminuir o inchaço e ajuda a dar mais segurança à mulher para se movimentar, conduzir, ou fazer exercício.

E também ajuda a evitar aquela sensação não muito agradável de se ter os orgãos internos a "nadar lá dentro".

No entanto, não é recomendável que se use muito apertada ou o tempo todo.





2. Suporte lombar

Tal como na gravidez, o uso da cinta no pós-parto também ajuda a dar apoio lombar, principalmente se a mulher ficar com a chamada "barriga de avental" depois duma cesariana, ou ter ganho bastante peso na gravidez.

Ajuda nas tarefas diárias com o bebé, nas tarefas da casa ou quando fizer exercício, até fortalecer a musculatura lombar.


3. Suporte Abdominal

Tal como o suporte lombar, a cinta também ajuda a suportar os músculos abdominais que podem ter ficado mais enfraquecidos durante a gravidez.

Isto é especialmente importante depois duma cesariana e se o músculo abdominal foi cortado, pois a recuperação será mais lenta que num parto normal.

Mas e novamente, não é recomendado o uso da cinta para este fim o tempo todo ou muito apertada, pois a musculatura abdominal também terá de fazer algum esforço para voltar ao normal.


4. Suporte Emocional

Grande parte das mulehres que usam cinta pós-parto não o fazem por questões físicas mas sim por questões emocionais, e muitas vezes isto não é referido em lado nenhum.

O choque de ver o corpo muito diferente depois duma gravidez e parto pode ter um impacto emocional muito grande na mulher, principalmente no 1º mês juntamente com o chamado "baby blues".

Assim, a cinta pode proporcionar algum "conforto" emocional e psicológico, de se sentir mais segura e mais firmeza na região abdominal, e também que está ativamente a fazer algo para recuperar a forma (mesmo quando os abdominais e exercício intenso não são permitidos).

Melhores Exercícios Depois Cesariana

Uma cesariana é considerada uma cirurgia de grande porte e a recuperação é muito mais demorada do que num parto normal.

Mas quando nos olhamos no espelho depois do bebé nascer e especialmente quando ganhamos kilos a mais, a vontade de voltar ao corpo e recuperar a beleza que tinhamos antes é muita.

Infelizmente não podemos fazer muito esforço nos primeiros tempos depois duma cesariana, mas isso não quer dizer que temos que viver entre o sofá, a cama, e o berço do bebé.

Se tudo estiver bem com sua saúde, existem algumas exercício que podem ser feitos logo depois da luz verde do médico.

E aqui estão os 5 melhores:

1. Caminhada

Andar é considerado um exercício de baixo impacto e faz maravilhas não só ao corpo mas ao seu humor também!

Se estiver bom tempo, aproveite e saia com o bebé no carrinho e vá dar um passeio pela praia ou pelo parque.


Uma caminhada de 30 minutos pode de início ser o suficiente para ativar os músculos e fazê-la sentir que está a recuperar!

À medida que for recuperando pode começar a caminhar a um passo mais rápido ou mesmo começar a praticar jogging.

2. Natação

Nadar é outro exercício de baixo impacto que tem o benefício de trabalhar o corpo todo.


Não se esforçe muito pois alguns movimentos na natação podem ser demasiado para os músculos abdominais nesta fase.

O objetivo é mais de relaxar e ao mesmo tempo movimentar o corpo por completo.

3. Yoga ou Pilates

Existem variados tipos yoga e pilates, e dentro deles existe um tipos específicos para recuperação pós-parto com variadas posturas que são as mais indicadas.



Procure uma academia ou centro que ofereça estas aulas específicas para pós-parto.

4. Bicicleta

Seja ao ar livre ou na academia, pedalar na bicicleta é uma excelente forma de recuperar o corpo depois duma cesariana.


Mais uma vez, deverá ser feito de forma leve e escutando sempre o seu corpo.

5. Musculação

A musculação depois duma cesariana deverá obviamente ser feita com pesos leves e sem forçar a zona abdominal.

Se possível procure a ajuda dum personal trainer especialista em pas-parto pois saberá aconselhá-la sobre quais os melhores aparelhos de musculação e os melhores exercícios com pesos.


Musculação é dos melhores exercícios para recuperar rapidamente a forma depois duma gravidez, mas depois duma cesariana, pegue leve.

Mesmo leve, de início é o suficiente para trabalhar o corpo e para tornar o corpo mais forte. E o seu corpo precisa, principalmente braços e costas para segurar no seu bebé.




Os 10 Melhores Truques de Beleza no Pós-Parto

Depois do parto e nos primeiros meses com o bebé é díficil termos tempo para cuidar de nós mesmas.

Mas é importante fazê-lo, nem que seja apenas alguns minutos por dia. Porque nos faz sentir bem e nos faz sentir conetadas a nós mesmas numa altura em que estamos mais sensíveis.

Aqui ficam 10 truques de beleza no pós-parto: 

1. Exfoliação no duche

Aproveite enquanto o bebé está dormindo e tome um duche mais demorado.

Faça uma boa exfoliação da pele utilizando uma escova exfoliante própria, ou bom um gel exfoliante (ou ambos). Insista na zona da barriga e pernas.


No final do duche, alterne várias vezes entre água bem quente e bem fria, terminando com água fria. Isto dá um efeito metabólico o que estimula as células e ajuda a combater a celulite.

2. Aplique um gel anti-celulite

Caso não esteja a amamentar, aproveite o efeito quente/frio da dica em cima e coloque depois do duche um bom gel anti-celulitico, de preferência que contenha cafeína.


Caso esteja a amamentar, coloque um bom creme hidratante ou óleo de amendoas doces, que seja inofensivo para o leite materno e o bebé.

Em qualquer dos casos, faça uma massagem por alguns minutos. Esta mini sessão de spa vai fazê-la sentir-se mimada!


3. Vá caminhar com o bebé no canguru

Uma caminhada ao ar livre faz maravilhas para si e para o bebé!

Se viver perto da praia ou da natureza, aproveite ainda mais! Saia para uma caminhada de 20 ou 30 minutos, é o suficiente para ter o efeito "musculação".



O peso do bebé no canguru obrigada a um esforço adicional, ou seja, acaba a exercitar pernas, costas e braços!

4. Drenagem linfática

Caso não esteja a amamentar, aproveite e faça uma sessão de drenagem linfática profunda.


Vai ajudar a eliminar liquidos retidos, a desinchar e a se ver livre da celulite ajudando a conseguir uma pele mais lisa e firme.

Além da massagem que é super relaxante!


5. Banho de espuma

Quando o bebé for dormir (ou estiver com o papai ou a vovó), aproveite para tomar um banho de espuma mais demorado, você merece!



Adicione gotas de óleo essencial : lavanda, alecrim, gerânio e cipreste aliviam o cansaço e o inchaço. Coloque também sal grosso do mar ou sal Epsom, para uma relaxada ainda maior e descanse durante uns 20 minutos.

6. Máscara facial

Compre uma máscara facial pronta a aplicar, e coloque em menos de 2 minutos.



Deixe fazer efeito enquanto brinca ou amamenta o bebé e retire rapidamente com água em outros 2 minutos. Uma pele fantástica em pouco tempo!

7. Manicure e pedicure com uma amiga

Sem tempo para ir no salão?

Chame uma amiga e façam uma sessão de manicure e pedicure caseira. Tem um efeito 2 em 1: você fica com umas unhas lindas e ainda relaxa em boa companhia!


Dica: Existem profissionais de beleza que também fazem visitas a casa para manicures, pedicures ou tratementos ao cabelo.

8. Durma com o bebé

Este tem de ser um dos melhores conselhos que ouvimos quando somos recém-mães.

Em vez de se preocupar com a lida da casa, refeições ou outras coisas quando o bebé dorme, aproveite e durma também durante o dia.


Além de ser supeeeeeeer gostoso dormir junto do bebezinho, faz maravilhas à sua pele e ao seu humor. Uma sesta de apenas 20 minutos é o suficiente para se sentir com as energias renovadas (principalmente quando passa noites sem dormir bem).

9. Escalda-pés

Quando não tiver tempo para um banho demorado, utilize um escalda-pés.


Deite umas gotas do seu óleo preferido e sal grosso do mar e mergulhe os seus pés. Pode fazê-lo enquanto se senta no sofá a adormecer o bebé.

10. Ouça o seu corpo

Esta dica é fundamental.

As suas prioridades mudam quando tem um bebé nos braços, mas você continua a ser importante e para cuidar bem do bebé precisa também de cuidar de si e de estar bem física e mentalmente.


Portanto, oiça o seu próprio corpo. Não queira ser uma super-mulher porque vai-se esgotar sem necessidade. Peça ajuda se necessitar, descanse se precisar ou tire tempo só para si.

Você merece!





5 Dicas para Voltar à Forma Depois do Parto


É perfeitamente normal aumentar de peso na gravidez e não reconhecermos o nosso próprio corpo depois do parto. 

São muitas mudanças hormonais e físicas e pensamos para nós mesmas se alguma vez iremos recuperar o corpo que tinhamos antes de engravidar!

A boa notícia é que sim é possível e até é possível ficar mais em forma que antes de engravidar!

 Aqui ficam 5 dicas para voltar à forma depois do parto:

  1. Coma bem

Não é aconselhável dietas restritivas no pós-parto, por varias razões.

Primeiro, se está a amamentar restringir calorias poderá afetar a produção de leite. Segundo, o seu corpo está a recuperar duma gravidez de 9 meses e dum parto.

Tenha sido cesariana ou parto normal, é necessário tempo para o corpo recuperar e uma das melhores formas para o fazer é alimentar-se devidamente.

Isto significa comer alimentos saudáveis, muita fruta e verduras, e beber muita água.

Se necessário, procure a ajuda dum nutritionista que saberá aconselhar o que comer e as quantidades corretas.


2. Amamente

Amamente, se for possível, é ótimo para o bebé mas também para ajudar a emagrecer.

Produzir 750ml de leite por dia significa que o seu corpo está a trabalhar a 1000 à hora e um gasto energético enorme. Se comer bem - e não em excesso, pois amamentar também dá muita fome - é fácil emagrecer enquanto se amamenta.

3. Faça exercício

O exercício no pós-parto deverá ser sempre apenas depois da luz verde do médico e consoante a situação particular de cada mamã.

Mamãs que já praticavam atividades físicas antes e durante o parto é mais fácil regressar ao exercício depois do parto, mas mesmo assim procure ouvir o seu corpo.

O truque é sentir-se bem depois do exercício. Sentir que se exercitou mas não está completamente exausta. Exercício em demasia no pós-parto pode afetar a produção de leite.

Se possível, exercite-se com um personal trainer especialista em pós-parto, ou em aulas de grupo com outras mamãs, específicas para recuperação pós-parto.

4. Passeie com o bebé!

Sabia que os bebés já podem frequentar piscinas desde o 1º mês? E que adoram ar livre?

Aproveite se estiver bom tempo e saia para passear com o seu bebé. Faça caminhadas ou arranje um carrinho próprio e vá fazer jogging enquanto empurra o carrinho!

Ou então inscreva o seu bebé em aulas de natação próprias para bebés e divirta-se dentro de água com o seu bebé!

Não só se exercita, mas aproveita para sair de casa o que só lhe vai fazer bem a si e ao bebé.

5. Cuide de si e tenha paciência

A vontade de voltar a fazer muito exercício e dietas no pós-parto e voltar rapidamente ao peso ideal é muito grande, mas tal como demorámos 9 meses à espera do nosso bebé, também o corpo precisa de tempo para recuperar.

Algo fundamental nesta fase é gostar e cuidar muito bem de si mesma. Goste do seu corpo como ele é agora, afinal foi ele que lhe permitiu ter o seu bebezinho e que passou por tanto.

Quando somos recém mamãs é díficil ter tempo para cuidar de nós mesmas, mas é imprescíndivel à sua saúde mental e física.

Deixe o bebé com o papá, a vovó e aproveite o intervalo das mamadas e tire tempo só para si.

Uma ida ao cabeleireiro, ao spa fazer uma manicure, ao cinema, ao ginásio, ou simplesmente ir tomar café com uma amiga são formas de cuidar de si que a vão ajudar a manter um espírito optimista.

Caso não esteja a amamentar e tenha luz verde do médico, aproveite e puxe um bocado mais no exercício.

E tenha paciência, como foi referido, o corpo precisa de tempo para recuperar.